Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de maio de 2012

JUREMA _ A PLANTA

Postado por JORGE DOXUM em 31/08/2007

http://fotolog.terra.com.br/jorgedoxum:97
Jurema sagrada
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jurema sagrada como tradição "mágica" religiosa, ainda é um assunto pouco estudado. É uma tradição nordestina que se iniciou com o uso desta planta pelos indígenas da região norte e nordeste do Brasil, mas que, atualmente possui influências as mais variadas, e que vão desde a feitiçaria européia até a pajelança indígena, passando pelas religiões africanas, pelo catolicismo popular, e até mesmo pelo esoterismo moderno e pelo cristianismo esotérico. No contexto do sincretismo brasileiro afro-ameríndio, a presença ou não da jurema como elemento sagrado do culto vem estabelecer a diferença principal entre as práticas de umbanda e do catimbó .

A planta
A Jurema (Acácia Jurema mart.) é uma das muitas espécies das quais a Acácia é o gênero. Várias espécies de Acácia nativas do nordeste brasileiro recebem o nome popular de Jurema.
As Acácias sempre foram consideradas plantas sagradas por diferentes povos e culturas de todo o mundo; Os Egípcios e Hebreus veneravam a "Acácia nilótica" (Sant, Shittim, Senneh), os Hindus a "Acácia suma" (Sami), os Árabes a "Acácia arábica" (Al-uzzah), os Incas e outros povos indígenas da América do sul veneravam a "Acácia cebil"(vilca, Huillca, Cebil), os nativos do Orinoco a "Acácia niopo" (Yopo) e os índios do nordeste brasileiro tinham na "Acácia jurema" (Jurema, Jerema, Calumbi) a sua árvore sagrada, a sua Acácia, ao redor da qual desenvolveu-se essa tradição hoje conhecida como "Jurema sagrada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário