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terça-feira, 13 de novembro de 2012

IGBÁ -O que significa.



Significado de um Igbá ?
Na religião Yorùbá, Igbás (awọn igbá) são assentamentos de orixá (òrìṣà). Um assentamento é uma
representação do orixá (òrìṣà) no espaço físico, no mundo, no aìyé. Sob o ponto de vista sacro não
existem representações humanas de orixá (òrìṣà).
A religião Yorùbá não tem imagens para representar suas divindades, o que representa uma divindade é o
seu Igbá, ao olharmos um Igbá é como se estivéssemos olhando para a divindade. Secularmente existem
representações em forma de desenhos e esculturas mas que são frutos apenas de criatividade de artistas
e não tem uso sacro.
Os orixá (awọn òrìṣà) são adequadamente representados por símbolos e grafismos próprios de cada
um e por extensão por outros elementos como folhas, arvores, favas e contas. Mas o Igbá é a sua
representação mais adequada.
Vale refazer a afirmação, já explicada em outro material, de que o orixá (òrìṣà) não são elementos da
natureza, assim “olhar” o vento não significa olhar para oya, olhar uma pedra não significa olhar para
Xango (ṣàngó), olhar para o mar não significa olhar para yemoja, etc..
O mesmo sentimento que um católico tem ao olhar para uma imagem de um santo em sua igreja e
altar, o povo de santo tem ao olhar para um igbá. É muito comum as pessoas, nos seus quartos de
santo, “vestirem” seus Igbá com suas roupas de orixá (òrìṣà) como se fosse o próprio orixá (òrìṣà).
Contudo, igbá são de acesso muito restrito, de uso exclusivamente sacro e ritualístico, não tem visibilidade
pública e ficam guardados dos olhos de todos.
Dessa maneira, cada Igbá representa uma divindade através de um continente (Vaso, invólucro,
recipiente) e seu conteúdo, e esse conjunto, continente e conteúdo é específico de cada divindade. Esses
continentes podem ser de porcelana (substituindo cabaças), barro ou madeira e serão empregados
distintamente para cada divindade que ele representa. São usados elementos físicos comuns, como
tigelas, sopeiras, pratos, bacias e alguidares.
O iniciado no seu processo de feitura (que é distinto de uma iniciação mas muitas vezes essas expressões
se confundem) poderá receber um ou vários Igbá, dependendo do seu status na religião e da própria
tradição da casa em conduzir este ritual.
Mas o igbá não é o orixá (òrìṣà) no aìyé. Essa religião não coloca um orixá (òrìṣà) dentro de uma sopeira,
não é uma religião animista. O igbá representa apenas a ligação entre os 2 espaços, o espaço físico aìyé
e o espaço espiritual o Orun (ọ̀run). É uma “ponte” entre os 2 espaços. Sua função não é trazer o orixá
(òrìṣà) para o aìyé porque os orixá (òrìṣà) já estão presentes em nossa vida o tempo todo, não existe
secularismo na religião. Sua função é completamente ritualística.
O igbá é, de fato, dentro de toda a religião Yorùbá uma dos elementos mais importantes e significativos
por traduzir a contínua relação entre o Orun (ọ̀run) e o aìyé. Ele representa o reconhecimento da
existência do espaço espiritual, o Orun (ọ̀run), e a ligação perene que existe entre os 2 espaços (ọ̀runaìyé)
na forma de um contínuo duplamente alimentado e da circulação, transformação e reposição de axé
(àṣẹ). Dessa maneira o seu valor não esta somente na sua existência como instrumento ritualístico, como
foi ressaltado no início, mas também no que ele representa.
Toda religião tem símbolos e simbolismos. Uma cruz para os católicos representa muito também: todo
o significado da paixão e do sacrifício de Jesus. Assim esse símbolo traduz em sí muito mais do que
somente a lembrança da crucificação de Jesus e sim um todo da sua doutrina, poderíamos falar muito
apenas olhando para uma cruz. O mesmo vale para um Igbá. Nada é mais sagrado por sí só pelo seu uso
e nada pode traduzir tanto da doutrina que cobre a religião Yorùbácomo o entendimento da sua função.
O Igbá é uma manifestação de Fé, e por isso um reconhecimento de nossa Fé na religião. De acordo
com a metafísica Yorùbá, para tudo que existe no aìyé existe um duplo no Orun (ọ̀run). O Igbá é um
elemento de ligação entre essas 2 porções e um instrumento de concentração de energia. É usado para
nos ligarmos às divindades, liga o físico à dimensão espiritual, a dimensão aìyé à dimensão Orun (ọ̀run).
O objetivo de um Igbá é potencializar a ligação Orun-aìyé (ọ̀run-aìyé) sendo o instrumento que no aìyé
representa o duplo do Orun (ọ̀run). O Igbá esta vinculado diretamente à uma pessoa no aìyé mas não a
representa e sim ao duplo do Orun (ọ̀run). Como já foi dito ele não armazena um orixá (òrìṣà), ele não é
uma lâmpada mágica que esfregamos para dali sair um orixá (òrìṣà). Ele é a ponte de ligação direta entre
o aìyé e o Orun (ọ̀run) entre o iniciado no aìyé e suas energias e divindades no Orun (ọ̀run).
Um dos principais usos que se dá a ele é receber os Ebós (ẹbọ), que são sacrifícios de todo o tipo,
entendendo que o sentido de sacrifício na religião não envolve o uso de sangue em sí. Um sacrifício pode
ser qualquer oferenda que vai se converter em axé (àṣẹ). Um Obi é um sacrificio, um Acaça é um sacrifício
e pode substituir um boi.
Esse aspecto de participar ativamente de Ebós (ẹbọ) é uma finalidade muito importante, mas não
imprescindível. Não se precisa de uma Igbá para fazer uma oferenda, mas, todo sacerdote tem e usa os
seus para isso. Isso tem todo o sentido, sendo o Igbá um elemento de ligação ou de potencialização dessa
ligação como esta sendo dito realizar isso junto a eles é fazer esse instrumento funcionar.
Em outro material esta muito bem explicado essa questão do Ebós (ẹbọ) mas é importante lembrar que
um Ebós (ẹbọ), uma oferenda é um parte de um processo de transmissão e reposição de axé (àṣẹ) e os
elementos utilizados são transmutados em energia, em axé (àṣẹ).
Dessa maneira ao se fazer isso através de um Igbá esta se fazendo chegar ao duplo do Orun (ọ̀run)
referenciado por aquele Igbá a transmutação da energia dos elementos afins a ele que foram usados no
sacrifício.
O ponto que esta sendo ressaltado é que o Igbá em um Ebó (ẹbọ) é o instrumento que direciona,
potencializa e agiliza a este ase chegar ao Orun (ọ̀run). O Igbá não é um instrumento para “alimentar” o
iniciado no aìyé.O Igbá pode ser coletivo ou individual. Quando coletiva chama-se Ajobó (ajọbọ) e liga
uma comunidade a sua comunidade espiritual, ao coletivo que ela representa e a divindade que a protege.
Quando individual liga a pessoa ao seu reflexo no Orun (ọ̀run).
Do que é feito um Igbá?
O Igbá é feito usando materiais que estão ligados à divindade que ele representa. Assim o material e o
seu conteúdo ajudam a estabelecer a relação, devendo ser utilizados sempre elementos completamente
afins com a divindade e que traduzem a matéria original do Orun (ọ̀run). Conhecer essas relações e
afinidades é parte do aprendizado de um iniciado durante sua vida e somente aqueles que as conhecem
terão verdadeiro sucesso no seu trabalho ritualístico.O principal elemento dentro de um Igbá é a pedra,
o okuta. Acima de todos os demais componentes ela receberá todo o trabalho ritual de preparação e por
essa razão muitos dizem que é a única coisa importante, todo o demais é apenas decorativo. A pedra para
os Yorùbá significa a longevidade a existência perene.
Os demais elementos fazem parte do enredo do orixá (òrìṣà) de maneira que não são apenas decorativos.
Entretanto muitos itens que são colocados em um igbá pode ser meramente decorativos.
Os demais elementos em um Igbá variam entre metais, favas, folhas e outros materiais que remetem ao
orixá (òrìṣà) original. O elemento escolhido para o continente do Igbátambém terá relação direta com ele.
Tudo dentro de um Igbáé feito para traduzir a matéria original do Orun (ọ̀run) que foi materializada no aìyé
através do iniciado ou da comunidade que o Igbá representará.
A escolha de cada elemento depende de para quem será feita a ligação. Cada orixá (òrìṣà) tem os seus
elementos correspondentes no aìyé. Adornos e enfeites exteriores que apenas agradam ao ego de quem
faz não ajudam nisso. O importante são as folhas, as favas, os metais e outros elementos genéricos como
os búzios. Entendo que moedas, muito presentes, deveriam ser representadas apenas pelos búzios, que
eram dinheiro, mas muita gente coloca mais como um desejo de prosperidade do que um elemento de
ligação de fato.
O material do recipiente externo é escolhido entre algumas opções. A cabaça é substituída pela porcelana
branca para os orixá (òrìṣà) fun fun, o barro e excepecionalmente a madeira para um orixá (òrìṣà)
específico. As cores desses materiais e elementos decorativos vão compor esse conjunto de forma
harmoniosa. Para os caso das cores existe muita criativade. Os Yorùbá reconhecem apenas 3 cores,
o branco, o vermelho e o preto. Todas as demais cores são elementos de uma dessas 2 famílias e as
representam da mesma maneira. Assim o verde e o azul são elementos da cor preta. O amarelo do
vermelho e por assim vai.
Todo Igbá individualizado é composto de um recipiente com tampa (continente) contendo a pedra, okuta,
o núcleo do Igbá e os demais elementos com água, óleos e outros elementos líquidos. O igbá sem tampa
são usados em assentos coletivos, não individualizados, eventualmente casas e axé (àṣẹ) podem fazer
variações disso.-Jorge doxum kare
O vínculo Ọrun-aìyé
Uma questão importante quando falamos de Igbá é o que ele traduz de fato e a questão de a quem
pertence e o que ele traduz . Como explicado, já extensivamente, é um elemento de ligação e pode ser
coletivo ou individualizado, mas, como explicado nunca é o orixá (òrìṣà) no aìyé.
Os aspecto coletivo-indivíduo também é uma das características marcantes da ritualística da religião.
Estamos todo o tempo lidando com essas 2 faces do divino que é coletivo como todo o divino, mas, para
os iniciados, os sacerdotes totalmente individualizado em sua manifestação.
O exemplo mais individualizado possível do divino é o do Igbá ori. Nada é mais próprio, pessoa e
individualizado do que um Igbá Ori. Seguindo o que repetimos a exaustão, oIgbá é a representação no
aìyé do duplo no Orun (ọ̀run), o ori no Orun (ọ̀run) a divindade pessoal, que esta no Orun (ọ̀run) e nos
protege, guia nossos passos, abre e fecha nossos caminhos e esta acima de qualquer orixá (òrìṣà) em
nossa vida. Não representa o Ori que está no aìyé uma vez que esta resida na própria pessoa. Usamos o
Igbá ori para chegar ao Ori no Orun (ọ̀run) o duplo por excelência. No processo que chamamos de Bori a
oferenda ao Ori, o processo de reposição de axé (àṣẹ), duas entidades serão alimentadas com axé (àṣẹ) o
duplo do Orun (ọ̀run) e o Ori que esta noaìyé.
O Igbá Ori nesse processo e durante o processo, é criado e é por excelência o elemento fundamental na
execução de um Bori mas pode não mais existir após a sua execução. Uma vez realizado o Bori ele pode
ser desfeito, despachado junto com os demais elementos utilizados e oferecidos. Contudo nada impede,
como provavelmente na maior parte das vezes, ele ser preservado tornando mais perene e forte o vínculo
Orun-aìyé (ọ̀run-aìyé) .
É claro que esse vínculo não se perde quando despachamos o Igbá, da mesma forma que nenhum vínculo
de desfaz quando despachamos um Igbá ou não o temos. O Igbá é um instrumento de intensificação disso
a ser criado e usado por que sabe o que esta fazendo.
Na tradição do Candomblé onde o culto ao Ori se manteve sempre presente e importante não se faz um
Bori sem que seja criada a representação no aìyé do Ori. Não me interessa tratar aqui da forma como
outras tradições religiosas da mesma base fazem isso porque muitas delas não o faziam e adotaram
tardiamente copiando o que viam ou ouviam falar e muito menos o que tradições africanas que perderam
a sua origem no processo de cristianização e islamização tendo que buscar em literatura suas origens. No
Candomblé sempre foi feito assim.
Dessa maneira o Igbá Ori é um exemplo vivo, conhecido e forte do que foi dito aqui sobre o que é um
Igbá, sua finalidade, seu uso e aplicação prática.Voltando ao ponto do coletivo individual, no caso dos
orixá (òrìṣà), na feitura de um olorixá o processo de ritual é todo voltado para a individualização. Assim,
se inicia com o genérico que é o orixá (òrìṣà) e se faz a individualização deste através da ligação Orunaìyé
(ọ̀run-aìyé) para a pessoa, e isso é realizado no momento em que se cria a ligação Orun-aìyé (ọ̀runaìyé)
através do Igbá. Os animais que serão usados, os elementos colocados e dispostos, a ritualística
de elaboração. Uma determinada qualidade será feita com o okuta indo ao fogo, etc... A individualização
nascerá nesse momento e oIgbá por excelência é a marcação desse caminho, distinguindo assim um
assento coletivo de um assento individual através da ligação Ori-okuta. O processo de individualização
passará pela ritualística e também por materiais, metais, favas e folhas, específicos daquele orixá (òrìṣà)
para aquela pessoa.
Já o orixá (òrìṣà) genérico será ligado através do Igbá genérico aquele que não passará pelo processo de
individualização.
Dito isso voltamos ao ponto de que um Igbá òrìṣà criado dentro do processo de feitura não é um Igbá
genérico ou coletivo, ele foi individualizado através da ligação Ori-okuta e sempre estará ligado aquele Ori.
Dentro da ritualística devemos lembrar que a pessoa é preparada para ser ele próprio o receptáculo do
orixá (òrìṣà), o seu Igbá vivo. Um Ìyawó é um Igbá vivo do seu orixá (òrìṣà). O Igbá físico complementa
isso ligando não mais o orixá (òrìṣà) genérico mas sim o orixá (òrìṣà) individualizado no Ìyawó ao orixá
(òrìṣà) origem no Orun (ọ̀run) através de uma ligação individualizada, do Igbá individualizado.
Esse aparato físico ritualizado na iniciação deixa de ser matéria ordinária, barro, metal, ou fava e passa a
constituir o caminho metafísico para o orixá (òrìṣà). Mas também não é mais uma ponte para o axé (àṣẹ)
genérico do orixá (òrìṣà) e sim a sua fisicalização individualida naquele Ìyawó. Assim temos 2 caminhos,
o caminho coletivo e genérico e o caminho individualizado. Os Igbá são os instrumentos de amplificação
dessa relação entre os 2 espaços e o acesso ao ase de cada orixá (òrìṣà). Todo o processo de equilíbrio
e restituição de axé (àṣẹ) passara por eles para ir ao duplo no Orun (ọ̀run) e retornar no aìyé para quem
necessita.
Uma pessoa não será dependente de seus Igbá. Acima de tudo a relação desses espaços sempre existirá
e jamais estamos não assistidos. Podemos não ter o instrumento de amplificação mas sempre teremos
nosso ori e todos os orixá (òrìṣà).
A quem pertence um Igbá?
Um Igbá ori é tão pessoal que jamais deveria ser mantido no ilé, longe de seu dono. Esse Igbá é
completamente individualizado uma vez que não encontraremos no Orun (ọ̀run) um Ori coletivo mas
sempre individual de forma que ele e só tem sentido e utilidade pelo seu próprio dono. Deveria assim estar
junto da pessoa na sua casa. Nos casos em que essa pessoa não tem condições de mantê-lo em casa o
Ilê Axé (Ilé àṣẹ) é o lugar natural.
O problema sempre surge em relação aos Igbá de orixá (òrìṣà) que despertam grandes paixões. Esta é
uma religião praticada em torno dos orixá (òrìṣà) e seu culto assume demais importância. Deveria ser um
culto ao Ori, a família e a ancestralidade mas o culto ao orixá (òrìṣà) assume proporções muito grandes.
Uma pessoa durante o seu processo de iniciação poderá receber um ou muitos Igbás, tudo depende da
tradição da casa. Eu entendo que o mínimo que uma pessoa deve ter após sua iniciação seria, o seu igbá
ori (que já deveria existir bem antes, muito antes da pessoa se iniciar), o Igbá do seu orixá (òrìṣà) e o Igbá
ou assentamento do Exu bara (èṣù bara) do seu orixá (òrìṣà). Esta conjunto Igbá orixá + Exu bara é básico
e imprescindível.
A este conjunto básico outros elementos podem ser adicionados como o Igbá do seu juntó que é o
seu segundo orixá (òrìṣà), e os Igbá do seu enredo de orixá (òrìṣà). Deve se entender por enredo o
conjunto de orixá (òrìṣà) que formam sua energia no aìyé e isto esta diretamente ligado ao processo
de individualização. Assim a quantidade e qualidade dos Igbá que uma pessoa terá como parte do
seu “enredo” depende da sua qualidade de orixá (òrìṣà) e de seu próprio caminho na religião, coisa que só
é determinado durante o processo de feitura e consultas ao Oráculo.
Algumas casas fazem todos esses Igbá durante o processo de iniciação, outras vão adicionando isso ao
longo das obrigações de 1, 3 e 7 anos. Se a pessoa terá Oye de babalorixá (babalórìṣà) ou dependendo o
oye que essa pessoa venha a ter, o conjunto de Igbás (awọn igbá) será distinto de pessoas que não terão
oye – cargo sacerdotal. Observe que nem todo mundo que é iniciado nessa religião será um babalorixá
(babalórìṣà) ou iyalorixá (ìyalórìṣà). A maior parte sera formada de egbons, mais velhos.
Um iniciado em uma casa terá então uma quantidade significativa de Igbás. Mas, a quem pertence isso,
a quem pertencem esses Igbás? Digo isso porque todos devem ter conhecimento do problema envolvido
na posse de Igbá orixá. Muitas casas não permitem que nunca a pessoa retire osIgbá de dentro dela, nem
mesmo quando seria natural que é quando a pessoa completa seus 7 anos.
O mais comum é que após desavenças durante o seu período de Ìyawó a pessoa querá deixar o Ilê
Axé (Ilé àṣẹ) e naturalmente queira levar consigo os seus Igbás. Muitos as vezes nem conseguem mais
entrar e ficam preocupados tendo deixado para trás seus Igbás devido a eles representarem um ponto de
vulnerabilidade.
De fato, todos tem razão. Um Igbá sempre será um ponto de vulnerabilidade, principalmente o igbá ori.
Esse jamais deveria estar em um Ilê Axé (Ilé àṣẹ). Mas a primeira coisa que tenho a dizer é tome cuidado
com o que faz da sua vida. Nunca entre em nada sem avaliar tudo antes. Tem que conhecer primeiro
a casa, o dirigente e as pessoas que frequentam a casa. As pessoas se dão mal porque se precipitam,
colocam a vaidade na frente. Assim se a decisão de iniciação for mais consciente os problema serão
menores. Segundo não se sai de um Ilê Axé (Ilé àṣẹ) por qualquer motivo fútil. Se foi seu orixá (òrìṣà)
que escolheu aquela casa (essa é a tradição, é o orixá (òrìṣà) que escolhe onde quer ser iniciado e não a
pessoa) então se submeta aos caprichos de outros. Mantenha o seu respeito e sua individualidade mas
vaidade por vaidade a sua deve ser a menor.
Durante uma feitura não existe apenas um processo de individualização existe também um processo de
ligação com o axé (àṣẹ) da casa e do iniciador. Um Ìyawó está fortemente ligado a casa e a pessoa que
o iniciou. O processo ritualístico leva componentes que criam essa ligação, assim o iniciador considera
que aqueles igbá não são independentes, eles adicionaram axé da casa e receberam axé da casa. Foram
parte de um conjunto. É entendido que seu sentido de existir é dentro daquela casa.
Se a pessoa sair, que faça seus Igbá na sua próxima casa. De maneira que não estamos discutindo a
propriedade de louças e barro e sim de asé. Isso é verdade. Se você deixa para trás os seus Igbás, não se
preocupe, faça outros no próximo lugar que vai, o orixá (òrìṣà) vai com você.
Eu entendo que o ninguém segura ou fixa um orixá (òrìṣà) na sua casa mantendo o Igbá de um iniciado
que se foi. O Igbá é uma individualização e só tem sentido, só tem função junto ao próprio iniciado. Se
quiser manter um orixá (òrìṣà) em casa que trate melhor as pessoas.
O Igbá e a morte
Com a morte do iniciado o Igbá deixa de ter sentido. A ligação não mais existe e se você não quer
conviver com um egun atrás de você é recomendado que despache tudo junto. Existem pessoas que
entendem que se deve consultar o Oráculo para saber se o orixá (òrìṣà) quer ir embora ou não, ou seja, se
o Igbá vai ou não no carrego e em vitude dessa consulta muitos Igbá ficam no Ilê Axé (Ilé àṣẹ). Entendo
que é um forma de ver isso. Acho mais natural que tudo se vá, não há motivo para se manter um vínculo
Orun-aìyé (ọ̀run-aìyé) com um ori que não mais existe no aìyé isso vai contra o fundamento do axexe
(aṣeṣe), mas, cada um siga sua consciência e o que aprendeu.
Asé.
Texto postado por: Jorge Doxum Kare

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