Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ogã, confirmado ou feito???


Ogã, confirmado ou feito???


Olá a todos meus queridos leitores! Hoje eu vou falar de um assunto muito sério, que já foi posto em discussão diversas vezes, que é a respeito do ogã confirmado e do ogã feito, quais seriam as diferenças? Por que uns raspam e outros não? Ao falarmos desse assunto tão delicado, acabamos por apontar até mesmo a nossa própria família, porém o papel desse blog é esclarecer, sem tomar partido.

Ogã são os homens escolhidos pelo orixá para serem protetores do axé, e exerce essa função, tocando, cantando, cuidando dos bichos, olhando a casa, a cada um é dado uma designação e quem escolhe é o divino, pois eles nascem dotados de axé, e são chamados de ojoyès dentro da nação ketu e na sua grande maioria são ojoyès-não-adoxu, ou seja, não carregam os sete “piões”, pois ao contrário dos eleguns, que são os rodantes, estão aqui para outra determinação.

Em alguns casos o Orixá determina que aquele ogã seja raspado, ou seja, por conta de sua posição, ele precisa ser iniciado, pois terá que participar de atos, como a iniciação e etc. Acreditamos que quem não passou por um determinado ato não pode participar. Essa é uma questão de axé para axé, em conversa com uma egbomi muito velha, ela me disse que nas casas tradicionais, Ogã entra no quarto de santo para arrumar as coisas, e volta para fazer o oro, durante a feitura por exemplo ele fica do lado de fora, ajudando a Iyálorixá ou o Babá a entoar as cantigas, e também que é bom que o primeiro Ogã do nosso Orixá, seja raspado, assim não haverá nenhum tipo de proibição.

Existe um mito que Ogã raspado pode iniciar pessoas, em conversa com muitos zeladores de ketu, todos eles desconhecem esse fato, pois se você o apresentar como Ogã para o Orixá e a energia reconhecer, assim ele será visto. Deixo claro que a nossa posição é quanto as nações yorubás, sei que existem raízes de angola, onde ogã assume outros papéis, mas nem posso falar aqui pois sou leigo em nações bantus. 

Deixo aqui, meu sincero Mòjubá a todos ogãs e dizer que sou grato a Olorun por ter enviado vocês do orún para cuidar de nós babás, yás, egbomis e yawòs!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário