Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Umbanda e Candomblé


O Candomblé teve a sua origem entre os séculos XVI e XIX a partir da chegada ao Brasil dos escravos oriundos da África Ocidental. Considerados como feiticeiros, eram sistematicamente perseguidos. No entanto, para sobreviverem a estas perseguições, os adeptos desta religião decidiram associar os Orixás aos Santos Católicos. Um exemplo desta unificação manifesta-se por Iemanjá estar associada a Nossa Senhora da Conceição, Iansã a Santa Bárbara, etc.
As cerimónias de Candomblé ocorrem em templos que adoptaram o nome de "territórios" ou "terreiros". As celebrações são feitas em língua Africana e acompanhadas de cantos e ritmos de atabaques(tambores), os quais vão variando de acordo com o Orixá que vai ser homenageado.
Nesta altura, são cultuados no Brasil cerca de 16 Orixás dos cerca de 300 existentes na África Ocidental.
A Umbanda é uma religião composta por elementos divinos, os Orixás e os Guias.Estes elementos são variáveis e podem ser vistos com maior ou menor intensidade e de acordo com a linha de doutrina.É portanto uma religião fundamentada num cunho espiritualista, devido ao contacto e interferência de espíritos, manipulações mágicas, práticas de cura através de espíritos, mas também de ervas, poções, conjuros e utilização de elementos ou instrumentos místicos.
A Umbanda consiste num enorme universo povoado de entidades espirituais(os guias), que entram em contacto com os homens através de um iniciado(o médium) que os incorpora.
Foi exactamente nas comemorações efectuadas dentro das senzalas que eles começaram a incorporar espíritos ou guias identificando-se através de figuras como o Caboclo, o Preto Velho ou a Pomba-Gira e, assim foram guiando os seus"cavalos" e a Umbanda foi adquirindo uma forma, conteúdo e características próprias diferenciando-a da chamada"Umbanda Rudimentar" ou Macumba.
Eram reconhecidos como sendo espíritos ancestrais, ou seja de antigos Babalaôs, Babalorixás, Yalorixás e também Pais e Mães de Senzala. Os escravos mais velhos eram considerados os conselheiros devido á sua sabedoria relativamente ás artes antigas da religião Africana.
Também o espiritismo Kardecista manifestou-se como sendo outra das suas influências, pois acreditavam na possibilidade do contacto entre os vivos e os mortos e na evolução espiritual após sucessivas vidas na Terra.
Incorporando também ritos indígenas e práticas mágicas europeias, o seu culto é feito nos Terreiros e dividido em sessões, normalmente de desenvolvimento e de consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário