Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Diferenças entre Umbanda e Candomblé

Embora, eu aborde de forma generalizada a cultura mística afro-brasileira, convém referir que existem várias diferenças entre Umbanda e Candomblé.
Essas diferenças manifestam-se nos vários rituais praticados pelos seus servidores.
Existem grupos de Umbanda que assimilam mais elementos espíritas, dando origem á umbanda de mesa. A esse ritual dá-se o nome de "Mesa Branca". No entanto, predominam os rituais semelhantes aos do Candomblé. Essa predominância varia de terreiro, dependendo da doutrina de cada Pai ou Mãe de Santo; quando essa predominância é muito grande, é conhecida por "Umbandomblé".
Apesar de alguns rituais e entidades serem o mesmo do Candomblé, existem ainda algumas particularidades que diferenciam a Umbanda do Candomblé. Por exemplo, os Orixás no Candomblé não se comunicam directamente com as pessoas que estão a assistir. Para que a assistência possa saber alguma coisa para melhorar a sua vida, precisa falar com o Babalorixá que consultará os búzios; só assim os orixás poderão orientar as pessoas sobre os seus problemas.

Na Umbanda, as pessoas podem consultar as entidades directamente, sem precisar do jogo de búzios, uma vez que as entidades podem utilizar o corpo do médium para comunicar. Esta consulta só pode ser feita nos dias de trabalhos. Os novos médiuns praticam e aperfeiçoam-se na comunicação com o Orixá e as entidades.
Ainda se pode dizer que na Umbanda os orixás maiores ou santos(Iemanjá,Oxóssi,Xangô,Ogum,Oxum,Iansã,etc.) não falam;quando eles "descem" ao terreiro, só a sua presença já é uma benção. Os santos não falam para que as pessoas possam entender. Eles já transcenderam da Terra há inúmeros anos e adquiriram muita luz, portanto aqui na Terra o máximo que fazem é imitir sons (ou mantras) como por exemplo o canto de Iemanjá que, para uns pode ser um canto e para outros um choro.
As consultas ficam sempre por conta das entidades de cada linha, como por exemplo:os baianos"Pretos Velhos", boiadeiros,marinheiros,crianças,etc., que por estarem mais próximos da nossa realidade(pois desencarnaram há apenas algumas décadas-como no caso dos"Pretos Velhos"), podem ajudar-nos a resolver todos os problemas terrenos.
Outra característica marcante é o "congar" de um terreiro de Umbanda que tem, lado a lado, imagens de santos e imagens de entidades(marinheiros,caboclos,"Pretos Velhos", crianças,etc.) e também pode ter outras imagens como as de Santa Luzia, Santo Agostinho, Santo Expedito, Santo António, etc.
Em terreiros de3 Candomblé cada Orixá tem o seu lugar como por exemplo um quartinho, onde ficam os objectos do Orixá.
Outra diferença básica é como os médiuns se preparam para incorporar, ao contrário do Candomblé, cujos seguidores dançam em círculo em movimento, rodopiando os seus corpos ao som dosa atabaques e outros instrumentos; na Umbanda o médium fica parado num círculo(corrente),acompanhado acompanhando com palmas os pontos cantados e esperando o momento exacto para a incorporação dos Orixás ou das entidades.
A música também é bem diferente, uma vez que no Candomblé depende do país a que pertence.
Já na Umbanda os cânticos são todos entoados em português.
As roupas são em geral brancas e o uso das cores fica reservado para os Pais e Mães de Santo em dias de festa e homenagens no terreiro.
As roupas pretas e vermelhas são usadas em dia de Gira de Exu, também reservado apenas ao direito do médium de incorporação e Pais e Mães de Santo, os outros médiuns(novatos,ogans,cambones,etc.) devem usar somente roupas brancas,ou uma fita vermelha presa na cintura.
Os assistentes devem sempre ir a um terreiro com roupas claras vestidas, deixando as escuras para as giras de Exus;ainda assim muitos terreiros orientam os frequentadores a usar a roupa branca; na Umbanda, o branco significa a proximidade com a clareza, paz de espiríto e abrtura do seu corpo para as coisas boas(uma vez que preto significa luto-corpo fechado).Se a pessoa quer receber uma graça, ela deve estar receptiva para que isso aconteça. Cada Orixá vibra com uma cor.Por exemplo, Oxossi vibra com verde, assim como Iansã vibra com a cor amarela, sendo indiscutivelmente o branco (Oxalá) aceite por qualquer linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário