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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Candomblé na Bahia



É noite em Salvador e ouvir tambores. Pode ser proveniente de um dos inúmeros terreiros de candomblé espalhados pela cidade. A maioria dos terreiros permitirá visitantes para assistir a suas cerimônias. Você deve ir, vestido respeitosamente. Calças para homens, e as mulheres devem usar saias mais longas. Branco é melhor porque é respeitoso a todos os orixás.
("Orixá" é comumente traduzido como "deus" Uma representação mais precisa seria talvez "santo" Candomblé postula um ser supremo monoteístas -.. Geralmente referidos como Olodumaré ou Olorum (no candomblé ketu) - com os orixás que está sendo chamado sobre como intermediários entre os seres humanos terrestres eo todo-poderoso, tanto quanto um cristão vai orar por intercessão de um santo em seu nome.
Orixá é de longe o prazo mais comum na Bahia para essas entidades (o candomblé ketu termo), embora eles também são referidos como Nkisi no candomblé de Angola e no candomblé jeje Vodums.)
Se você fala Português e gostaria de encontrar informações a respeito de várias casas de candomblé, onde eles estão localizados, o que noites que possuem suas cerimônias, e quando eles têm as suas festas especiais, um bom lugar para ir é a Federação BAIANA DE AFRO Culto BRASILEIRO, localizado na Rua Portas do Carmo, 39 (1 º andar) no Pelourinho.



 
Cidade das Mulheres: Mãe Stella (centro)
Diz-se que Salvador tem uma igreja (católica) para cada dia do ano, eles estão em todo o lugar. Mas este número - ou qualquer que seja o número real é - empalidece em comparação com o número de terreiros de candomblé em Salvador. Um projeto incrível, o Mapeamento dos Terreiros de Salvador verdadeira e literalmente coloca isto em perspectiva, detalhando 1.155 terreiros (e isso não inclui Itaparica!), Com mapas, fotos de satélite e outros, os nomes dos líderes, endereços e contatos e outras informações .
A prática do candomblé foi ao mesmo tempo proibida no Brasil (extra-oficialmente há séculos, e, em seguida, oficialmente por lei entre 1937 e 1945, durante o Estado Novo do ditador Getúlio Vargas, que ao mesmo tempo, ironicamente, como parte de seu plano para a manipulação da consciência popular como um meio para a consolidação do seu poder, promoveu a música brasileira ea música que promoveu o Brasil, Aquarela por exemplo, Ary Barroso do Brasil) e, posteriormente, na Bahia uma licença era necessária, o mesmo que foi exigido por discotecas e jogos de azar estabelecimentos. Depois de um apelo pessoal por Mãe Stella de Ilê Axé Opô Afonjá ao governador da Bahia (Roberto Santos, no cargo de 1975-1979), esta exigência foi levantada, e terreiros novo brotou - em sua maior parte entre os bairros mais humildes - - como flores cantando tecelagem para as melodias e ritmos gloriosamente lindo complicado chamar até Salvador Iansã e Yemanjá, Dandalunda, Oxossi e Xangô ...
Xangô em Cachoeira
CASA DE OxumaréEndereço: Rua Pedro Gama, (sem número) - Travessa 2 - FederaçãoTel: 3237.2859* Pai Silvonilton
O endereço para este terreiro está na Federação, mas se você não sabe o backstreets sinuosa do bairro que você nunca vai chegar lá. O terreiro é muito fácil de chegar da Avenida Vasco da Gama, no entanto (há uma entrada de Vasco da Gama, 343), e, portanto, o local está convenientemente localizado perto do centro da cidade. Chegando a partir do final Vasco, porém, significa subir escada, os lotes de passos - 104 deles para ser exato.
O nome completo da casa é Ilê Axé Oxumaré. Foi fundada por volta de 1900 e é descendente da Nação Ketu. Cerimónias começam às 8:00 pm (mais ou menos) nas noites de quarta-feira, e duram duas a três horas. Os visitantes são bem-vindos.
CASA BRANCAEndereço: Av. Prof. Vasco da Gama, 463 - Vasco da GamaTel: 3334.2900* Mãe Altamira Cecília dos Santos
Casa Branca (White House), ou Ilê Axé Yá Nasso, é geralmente citado como primeira casa de Salvador do candomblé, mas poderia ser melhor, disse ser a mais antiga casa de Salvador continuamente funcionamento do candomblé porque candomblé era praticado na senzalas e nos terreiros de as plantações de cana, tanto antes (e depois) a casa foi estabelecida. A "casa" (em um sentido organizacional) foi o primeiro localizado na Ladeira do Berquó - hoje conhecida como Rua Visconde de Itaparica - atrás da (Igreja) Igreja da Barroquinha (a igreja é facilmente visível a partir Alves Praça Castro; queimou em 1983, mas a estrutura ainda se mantém).
Cerimônias são nas noites de domingo, com início às 08:00
 
Mãe Menininha
GANTOIS (Ilê Axé Yá Masse)Endereço: Alto do Gantois, 23 - FederaçãoTel: 3336.9594* Mãe Carmem
Gantois era a casa da famosa Mãe Menininha (mãe de Mãe Carmem, que agora preside a terreiro ... uma linda canção em homenagem a Mãe Menininha foi composta por Dorival Caymmi, Dona Ivone Lara - primeira dama do samba


A noite em Salvador e ouvir tambores. Pode ser proveniente de um dos inúmeros terreiros de candomblé espalhados pela cidade. A maioria dos terreiros permitirá visitantes para assistir a suas cerimônias. Você deve ir, vestido respeitosamente. Calças para homens, e as mulheres devem usar saias mais longas. Branco é melhor porque é respeitoso a todos os orixás.

("Orixá" é comumente traduzido como "deus" Uma representação mais precisa seria talvez "santo" Candomblé postula um ser supremo monoteístas -.. Geralmente referidos como Olodumaré ou Olorum (no candomblé ketu) - com os orixás que está sendo chamado sobre como intermediários entre os seres humanos terrestres eo todo-poderoso, tanto quanto um cristão vai orar por intercessão de um santo em seu nome.

Orixá é de longe o prazo mais comum na Bahia para essas entidades (o candomblé ketu termo), embora eles também são referidos como Nkisi no candomblé de Angola e no candomblé jeje Vodums.)

Se você fala Português e gostaria de encontrar informações a respeito de várias casas de candomblé, onde eles estão localizados, o que noites que possuem suas cerimônias, e quando eles têm as suas festas especiais, um bom lugar para ir é a Federação BAIANA DE AFRO Culto BRASILEIRO, localizado na Rua Portas do Carmo, 39 (1 º andar) no Pelourinho.



 

Cidade das Mulheres: Mãe Stella (centro)

Diz-se que Salvador tem uma igreja (católica) para cada dia do ano, eles estão em todo o lugar. Mas este número - ou qualquer que seja o número real é - empalidece em comparação com o número de terreiros de candomblé em Salvador. Um projeto incrível, o Mapeamento dos Terreiros de Salvador verdadeira e literalmente coloca isto em perspectiva, detalhando 1.155 terreiros (e isso não inclui Itaparica!), Com mapas, fotos de satélite e outros, os nomes dos líderes, endereços e contatos e outras informações .

A prática do candomblé foi ao mesmo tempo proibida no Brasil (extra-oficialmente há séculos, e, em seguida, oficialmente por lei entre 1937 e 1945, durante o Estado Novo do ditador Getúlio Vargas, que ao mesmo tempo, ironicamente, como parte de seu plano para a manipulação da consciência popular como um meio para a consolidação do seu poder, promoveu a música brasileira ea música que promoveu o Brasil, Aquarela por exemplo, Ary Barroso do Brasil) e, posteriormente, na Bahia uma licença era necessária, o mesmo que foi exigido por discotecas e jogos de azar estabelecimentos. Depois de um apelo pessoal por Mãe Stella de Ilê Axé Opô Afonjá ao governador da Bahia (Roberto Santos, no cargo de 1975-1979), esta exigência foi levantada, e terreiros novo brotou - em sua maior parte entre os bairros mais humildes - - como flores cantando tecelagem para as melodias e ritmos gloriosamente lindo complicado chamar até Salvador Iansã e Yemanjá, Dandalunda, Oxossi e Xangô ...

Xangô em Cachoeira

CASA DE Oxumaré
Endereço: Rua Pedro Gama, (sem número) - Travessa 2 - Federação
Tel: 3237.2859
* Pai Silvonilton

O endereço para este terreiro está na Federação, mas se você não sabe o backstreets sinuosa do bairro que você nunca vai chegar lá. O terreiro é muito fácil de chegar da Avenida Vasco da Gama, no entanto (há uma entrada de Vasco da Gama, 343), e, portanto, o local está convenientemente localizado perto do centro da cidade. Chegando a partir do final Vasco, porém, significa subir escada, os lotes de passos - 104 deles para ser exato.

O nome completo da casa é Ilê Axé Oxumaré. Foi fundada por volta de 1900 e é descendente da Nação Ketu. Cerimónias começam às 8:00 pm (mais ou menos) nas noites de quarta-feira, e duram duas a três horas. Os visitantes são bem-vindos.

CASA BRANCA
Endereço: Av. Prof. Vasco da Gama, 463 - Vasco da Gama
Tel: 3334.2900
* Mãe Altamira Cecília dos Santos

Casa Branca (White House), ou Ilê Axé Yá Nasso, é geralmente citado como primeira casa de Salvador do candomblé, mas poderia ser melhor, disse ser a mais antiga casa de Salvador continuamente funcionamento do candomblé porque candomblé era praticado na senzalas e nos terreiros de as plantações de cana, tanto antes (e depois) a casa foi estabelecida. A "casa" (em um sentido organizacional) foi o primeiro localizado na Ladeira do Berquó - hoje conhecida como Rua Visconde de Itaparica - atrás da (Igreja) Igreja da Barroquinha (a igreja é facilmente visível a partir Alves Praça Castro; queimou em 1983, mas a estrutura ainda se mantém).

Cerimônias são nas noites de domingo, com início às 08:00
 

Mãe Menininha

GANTOIS (Ilê Axé Yá Masse)
Endereço: Alto do Gantois, 23 - Federação
Tel: 3336.9594
* Mãe Carmem

Gantois era a casa da famosa Mãe Menininha (mãe de Mãe Carmem, que agora preside a terreiro ... uma linda canção em homenagem a Mãe Menininha foi composta por Dorival Caymmi, Dona Ivone Lara - primeira dama do samba

2 comentários:

  1. A todos que Amam,admiram,respeitam e tem um carinho profundo a esse Zelador,que é para todos os seus filhos e amigos uma pessoa muito querida.
    Sou feliz e me orgulho de ser meu amigo e orientador Espiritual,agradeço a Deus e aos Orixás por terem colocado ele em minha vida
    Vocês que conhecem o nosso Painho,venham fazer parte da nossa comunidade e aqueles que ainda não tiveram o previlégio de conhecer também estão convidados pois não vão se arrepender.
    Sua Benção BABAOMIN

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  2. Um amigo de verdade



    Um simples amigo nunca te viu chorar.
    Um amigo de verdade tem os ombros molhados pelas tuas lágrimas.

    Um simples amigo não sabe o nome dos teus pais.
    Um amigo de verdade tem o telefone deles na agenda.

    Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para a tua festa.
    Um amigo de verdade chega cedo, ajuda a cozinhar e fica mais tarde para ajudar a limpar.

    Um simples amigo odeia quando tu ligas depois de ele se ter deitado.
    Um amigo de verdade pergunta porque demoraste tanto para ligar.

    Um simples amigo quer conversar sobre os seus problemas.
    Um amigo de verdade procura ajudar-te nos problemas.

    Um simples amigo, ao visitar-te, age como uma visita.
    Um amigo de verdade abre o frigorífico e serve-se sozinho.

    Um simples amigo pensa que a amizade acabou depois de uma discussão.
    Um amigo de verdade sabe que não se acaba a amizade na primeira briga.

    Um simples amigo espera que estejas sempre para ele.
    Um amigo de verdade espera sempre estar para ti!

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