Atenção noveleiros!
A Televisão está apresentando mais um novela, naquele horariozinho malandro, de fim de tarde, em que as crianças estão todas de olho grudado na telinha.
Mostra a vida dos negros cariocas, no início do século 20. E para tanto, segundo o jornal, tem atores e atrizes tomando “aulas de cultura negra”.
Isso mesmo! Novela com grupos de artistas afrodescendentes, só naquele horário! E só voltada para o passado, ou transcorrida em ambiente rural.
Será que é porque a gente tem que acordar cedinho no dia seguinte, pra ir pro eito ou pra ralar na fábrica?
Ou será que para a nossa televisão, negro só no pretérito passado e no interior?!
Ambientada em 1904, Lado a Lado, de João Ximenes Braga e Claudia Lage, fala sobre as primeiras gerações de negros livres no Brasil. A trama estrelada por Camila Pitanga (foto) e Lázaro Ramos, mas o elenco, porém, não tem na maioria de afrodescendentes.
Além disso, apesar de a história de Lado a Lado se passar no Rio de Janeiro da primeira década do século 20, a trilha sonora terá músicas contemporâneas. "Não é a leitura de uma época, é só um recorte. Por isso, pode ter uma trilha moderna", explicou uma das autoras, Claudia Lage. A trama falará sobre o surgimento das favelas no Rio e também a origem do samba carioca, com elementos da cultura baiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário