Seguidores

Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quanto Custa uma Cabeça?

QUANTO VALE UMA CABEÇA?

Cobrar. Para mim é um pouco complicado falar sobre isso. Não sou contra que os babalorixá e Yalorixas que cobram, mas sou contra os que vivem disso. Cobrar? Acho até normal, mas pelo menos faça o que é certo o que você aprendeu, se não sabe procure os mas velhos, deixe de lado o teu orgulho. Besteira achar que perguntar e tirar uma duvida sobre um orixá que você não conhece, faz de vc um a pessoa que não entende, estamos aqui para aprender uns com os outros, praticar uma coisa que esta faltando em nossa religião, humildade.
Voltando ao assunto – cobrar ou não!? Pois independente de sua casa de santo ser sua moradia ou ter sua roça de santo separada de sua residência, existe um custo de água, luz, gás, (telefone), não vou nem dizer comprar, pois essa faz parte da pessoa que estará recolhida -pois o zelador ficar em cargo de compras e pagar luz, gás, e telefone, todos usam principalmente o telefone na hora de pagar a conta, filho feio não tem pai, não foi ninguém que usou.
O que não concordo é com o abuso de “poder”. Quer cobrar!? Sim acho justo, mas não estipular um valor muito alto, pois na maioria das vezes as pessoas, nos procuram por necessidade, não conheço ninguém que tenha chegado em minha casa de santo e me disse se – Estou ganhando bem no meu emprego, estou bem casado, não tenho problema de saúde e gostaria de agradecer meu Santo por isso, e vou rapá-lo, vou me entregar de corpo e alma a meu Orixá.
Aquela velha historia, ou por amor ou por dor, normalmente por dor que nos procura, doença de um filho querido, ou um ente querido, problemas financeiros, amorosos, derrota na vida pessoal e profissional, e quando chega ate nossa casa já gastaram tudo que possuía. E joga sobre nos Zeladores, toda as suas esperança.

Conheço muitos que se dedicam praticamente 24hs de sua vida a vida de Santo, se dedicam à religião de corpo e alma, segunda a segunda zelando, orientando, cuidando, melhorando orientando seus fieis para um mundo melhor para encarar a vida e todos os percalços.
Ocupando assim seus dias. Morar em casa de santo então, ai é outro problema, sou de uma época que você deveria esta de corpo limpo (sem sexo, droga e rock enroll) para atender quem nos procurasse, sendo assim fica difícil vc se dedicar a outras atividades. Esposas e maridos de Zeladores (as) que não entende essas particularidades, criando assim um problema para nos zeladores, mas temos de ir para a casa de santo nos dedicar as pessoas que nos procura, pois quem esta nos esperando não quer saber se o zelador tem problema ou não, ele tem de esta lá, quando elas precisarem. Muita das vezes essas pessoas (yaos) que recolhemos, e tiramos muitas das vezes dinheiro dos nossos bolsos para ajudar em suas obrigações, depois de um ano ou, mas, ate menos tempo, nos vira a cara e fala mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário